segunda-feira, 25 de maio de 2009

Manuel Cargaleiro no Museu do Som e da Imagem

Inaugurada no dia 1 de Maio, está patente até 31 de Julho de 2009 a exposição Cargaleiro – Obra Gravada. A abertura desta mostra, que reúne serigrafias, litografias e xilogravuras, contou com a presença do Artista. Paralelamente, foi lançada mais uma edição dos Cadernos do Museu do Som e da Imagem, enquadrando justamente as obras de Manuel Cargaleiro que dão corpo à exposição.


Nascido no concelho de Vila Velha de Ródão, em 1927, Manuel Cargaleiro é um dos mais conceituados pintores e ceramistas portugueses. Em 1949, participou no Primeiro Salão de Cerâmica organizado por António Ferro em Lisboa e, em 1952, realizou a primeira exposição individual de cerâmica organizada pelo então Secretariado Nacional de Informação. Foi professor de cerâmica na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa. Em 1957 fixou residência em Paris, onde está representado em permanência na Galeria Albert Loeb, mas a partir do último quartel do século XX passou a trabalhar quer em França quer em Lisboa e Monte da Caparica. Em 1990, criou em Lisboa a Fundação Manuel Cargaleiro, à qual doou um vasto conjunto das suas obras e a colecção constituída por objectos de várias temáticas. Possui um atelier na Fábrica Viúva Lamego, em Sintra, e, desde 1999, em Vietri sul Mare (Itália), onde em 2004 foi inaugurado o Museo Artistico-Industriale Manuel Cargaleiro. A sua obra dispersa-se pela cerâmica, pintura, gravura, guache, tapeçaria e desenho, tendo executado painéis cerâmicos para locais tão diversos como o Jardim Municipal de Almada, a fachada da Igreja de Moscavide, a fachada do Instituto Franco-Português de Lisboa ou a Estação do Metro de Champs Elysées-Clémenceau, em Paris.

Como se disse, esta exposição mantém-se aberta ao público até 31 de Julho, todos os dias, no horário de funcionamento do Museu, entre as 14h00 e as 24h00. A entrada é gratuita.